Eu já fiz botox duas vezes, mas não parece (e essa é mesmo a ideia) 

A idade chega para todos. Com ela, chegam também as rugas, as linhas de expressão e, por fim, os sofrimentos internos causados pela percepção de que o tempo —  mesmo sendo apenas uma grande ilusão para nos ajudar a lidar com o ridículo da nossa existência —  está de fato passando de forma inexorável e nos conduzindo inevitavelmente ao cadafalso da morte.

Para as duas primeiras coisas, no entanto, existe o botox. 

Aos 42 anos, fiz minha estreia neste tratamento estético. E digo mais: já fiz até a segunda aplicação. “Mas Volps, eu te vi recentemente e a sua aparência continua péssima”, você pode dizer. 

Eu entendo, mas respondo “nossa, que desnecessário” e, também, que você está olhando pelo ângulo errado. Não para mim, mas para os resultados do uso do botox. Vou falar sobre isso mais adiante no post, mas antes deixa eu contar como foi essa experiência.

Aplicação de botox
Eu durante a aplicação do meu segundo botox

Onde eu fiz a minha aplicação de botox

Fiz as minhas aplicações de botox com a Dra. Paola Mattos, proprietária da clínica Camelie, aqui em São Paulo. Ela é amiga de adolescência da minha senhora, de quem cuida da pele já há alguns anos. Se você conhece a Manu, percebe a qualidade dos tratamentos.

A Paola é, também, a médica mais estudiosa que já conheci, tendo Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, ela divide muito conhecimento técnico e dá orientações de saúde e beleza em seu perfil pessoal no Instagram, sendo hoje referência na área. 

Não deveria ser necessário dizer o óbvio, mas lá vai: procedimentos estéticos são coisa séria e devem ser realizados por profissionais capacitados.

Como se não bastasse, a Dra. Paola e a equipe da clínica Camelie fazem um atendimento espetacular, personalizado e humano desde a recepção. Todos os ambientes, desde a sala de espera até os consultórios, são decorados com elegância e bom gosto, tornando tudo mais agradável.

Na chegada, o paciente pode escolher entre as muitas opções do menu de café e acepipes, que incluem sempre um delicioso bolo do dia. Como eu não nego gentileza, vou de cappuccino com chocolate, pãezinhos de queijo com um potinho de requeijão e, claro, o bolo, seja ele qual for.

Caso você queira (eu quis), dá para relaxar na cadeira de massagem em uma salinha isolada antes da consulta. Como os procedimentos estéticos em geral envolvem agulhas ou cânulas, algumas pessoas ficam tensas.

Como é fazer uma aplicação de botox

E então chega a hora do show. São feitas fotografias em vários ângulos do rosto para uma melhor análise e, também, para as observações de antes e depois.

No momento da aplicação, a Dra. Paola já vai ter conversado com você para entender seus objetivos, montar um plano de saúde e beleza e definir os procedimentos a serem feitos. No meu caso, fizemos botox na testa, entre as sobrancelhas e nos pés-de-galinha.

Com o apoio de sua assistente, a médica pede para que eu faça algumas caretas que realçam as rugas e as linhas de expressão, podendo assim demarcar com maior precisão os pontos das agulhadinhas.

Ah sim, se você não sabia, a toxina botulínica é aplicada através de uma pequena seringa. Não dói nada e, mesmo se doesse, eu estava totalmente distraído com a massagem nas minhas combalidas costas, feita pela cadeira do consultório. Sim, outra cadeira topzera.

Aliás, fica a sugestão de um botox para acabar com as dores na lombar.

Caso queira, o paciente pode receber um creme levemente anestésico no rosto. Eu fiquei só com um aparelhinho que produz vibração no rosto e alivia as picadas mesmo.

Em questão de um ou dois minutos, a doutora aplica o botox nos pontos definidos, sem  sofrimento. Eu automaticamente senti a minha pele melhorando e se esticando, em um efeito totalmente psicológico, já que na verdade leva de 3 a 4 dias para que os músculos da parte superior do rosto comecem a relaxar e ter a contração bloqueada, e 15 para o resultado pleno.

Mas também pode ter sido o efeito das good vibes da clínica Camelie.

Por fim, depois de uma semana eu voltei lá para que a Paola avaliasse como ficou e onde era necessário fazer um reforço do botox. Dá uma olhada nas fotos de antes e depois:

antes e depois da aplicação de botox
Em cima o antes e embaixo o depois de cara de bravo, testa e pés-de-galinha

A toxina não faz milagre, mas ajuda

Como você pode reparar nas fotos acima, o botox não me transformou em um sósia do Brad Pitt. Quer dizer, talvez no Brad Pitt em alguma parte do filme Benjamin Button. 

Brincadeiras à parte, ao mesmo tempo em que suaviza as rugas, pés-de-galinha e marcas de expressão, seu grande efeito é segurar um pouco a passagem do tempo no rosto.

Na minha descrição de ogro para outras pessoas, costumo dizer “se você acha que eu tô ruim agora, imagina sem botox e creminhos” ou, mais acertadamente, “a ideia é ficar com menos cara de velho a longo prazo”.

Como a toxina botulínica relaxa os músculos da parte superior do rosto ao ponto de eles pararem de funcionar por um tempo, eu acabo fazendo menos expressões que aprofundam os cânions que já existem na minha testa, por exemplo.

A “cara de bravo”, aquela em que as sobrancelhas quase se juntam no meio da testa, eu nem consigo mais fazer. Estou então privando o mundo da minha notória expressividade, reconhecida por todos aqueles que me conhecem pessoalmente?

Sim, teremos que lidar com o fato de que o cinema (ou o TikTok, sei lá) pode ter perdido um grande ator.

Botox também é coisa de homem

Falando nisso, a minha percepção é que, por vivermos tempos em que as celebridades exageram em “harmonizações faciais” e ficam com os rostos todos iguais, o botox acaba entrando injustamente no balaio das críticas. Ele é mais preventivo que corretivo, e suas intervenções são naturais, sem cortes ou grandes injeções.

É por isso que eu pareço ser mais novo que o Zac Efron, apenas tenho menos cabelo.

Como eu disse no começo do post, o tempo passa e cabe a nós lidar com isso. A aparência faz parte desse processo, sendo um fator de saúde mental para muita gente.

E para nós homens, que tradicionalmente ignoramos mais que as mulheres as questões de saúde da pele (e de saúde como um todo), já existe até um termo para tratamentos estéticos masculinos: o “brotox”, junção de brother com botox

Eu aposto que você já tem um amigo que fez brotox.

– Leia também:

– Compartilhe:
Receba os posts do blog toda semana

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.