Meu cantinho preferido na vizinhança de casa em São Paulo

Hoje almocei no meu cantinho preferido na vizinhança aqui em São Paulo. E é literalmente um cantinho, a famosa portinha (de ferro, no caso) que você não dá nada e te surpreende positivamente.

É o Cantinho do Baião de Dois.

O restaurante fica na rua Ferreira de Araújo, conhecida por um boom gastronômico iniciado antes da pandemia, mas que segue firme com a abertura constante de novas casas. A rua paralela, Padre Carvalho, também está bombando.

O meu cantinho favorito fica, no entanto, mais perto do Sesc Pinheiros, quase na Pais Leme, longe da região mais glamourosa. É um local para um almoço farto, despretensioso e muito saboroso.

Tudo é preparado com muito carinho pela Dona Vilma, enquanto o atendimento é do Seu Mílton. Minha recomendação é, como não poderia deixar de ser, o baião de dois.

baião de dois

A carne-de-sol é feita na casa, assim como o molho de pimenta que fica nas mesas. O prato leva ainda queijo coalho, feijão fradinho, macaxeira e arroz, tudo regado a manteiga de garrafa. O coentro vai do gosto do freguês.

O cardápio varia diariamente, tendo como destaques moqueca, bobó, escondidinho e arrumadinho. O baião de dois é fixo! Os clientes ainda podem tomar cajuína e degustar cocada e doce de leite cremosos de sobremesa.

Vilma e Mílton ainda aceitam encomendas dos pratos e de salgadinhos, entre outros acepipes. Os preços são excelentes!

O Instagram do Cantinho do Baião de Dois não foca muito na atualização, mas permite ter uma ideia do que o casal produz. Dê uma olhada para saber mais.

Comida do sertão do Ceará

Seu Mílton ainda é um excelente papo. Enquanto toma os pedidos e sobe as escadas para entregá-los a Dona Vilma, conta boas histórias e fala de sua paixão por descobertas gastronômicas.

Na primeira vez que fui ao Cantinho, comentei que tinha chegado há pouco tempo de Florianópolis para morar em São Paulo. Falei que por lá quase não tínhamos restaurantes de comida nordestina.

“Mas isso de comida nordestina não existe não, o que eu faço é comida do sertão do Ceará”, rebateu. Entre idas e vindas do andar de cima e cobranças de outros clientes, ele me explicou que há grandes diferenças no preparo dos pratos típicos mesmo dentro das diferentes regiões do Ceará.

Imagina então entre os 9 estados do Nordeste!

Como eu não sei cozinhar nada, minha contribuição para nossas conversas fica nas descrições de massas degustadas na Itália. Seu Mílton é um grande entusiasta da culinária italiana, e já trabalhou em casas especializadas.

E quando o movimento está fraco, Dona Vilma se junta ao papo. A cozinheira fala com orgulho sobre suas receitas, aprendidas com a mãe.

Veja abaixo ela preparando o bobó da casa!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por cantinho do baião de dois (@cantinhodobaiaodedois)

Fica a dica então se você estiver pela região de Pinheiros: o Cantinho do Baião de Dois. É pertinho tanto da estação Pinheiros quanto da Faria Lima do metrô. E pertinho também aqui de casa, então me chama para comer um baião que eu certamente não vou negar!

Ou então peça pelo iFood. Pode me convidar também, sem problemas.

– Leia também:

– Compartilhe:
Receba os posts toda semana
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Meu cantinho preferido na vizinhança de casa em São Paulo”

  1. Avatar de Wesley Faraó Klimpel
    Wesley Faraó Klimpel

    Rapaz, fiquei com vontade de comer nesse cantinho, hein! E agora penso a respeito dessas “comida xxx”. Com certeza os mineiros do norte cozinham diferente do dos sul, mas o restaurante é de “comida mineira”. Imagina então colocar no mesmo menu culturas de 9 estados, com diferenças dentro da própria UF…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.