3 dicas sobre café que ninguém pediu, mas vou dar mesmo assim

Eu tenho uma relação longa e complicada com o café. Se a minha memória não me trai, comecei a tomar café com leite aos 9 anos. Eu tinha passado a estudar no período matutino quando fui morar em Florianópolis, e não lidava muito bem com acordar cedo.

Hoje não parece ser uma idade muito adequada para consumir cafeína, mas era o começo dos anos 90, então perdoem a minha mãe.

Sendo justo, não tenho absoluta certeza de que o consumo era diário. É provável, porém. Minha amada mãe fazia de tudo para que eu me adaptasse à rotina matinal, incluindo aquecer o meu uniforme na secadora de roupas e me vestir ainda na cama para encarar o frio do inverno do Sul.

“Nossa, isso explica tanta coisa”, pensa você que me conhece há pouco tempo. “Nossa, isso explica algumas coisas, mas não tudo”, pensa você que me conhece há muito tempo e sabe de coisas muito piores a meu respeito.

Falando em coisas piores, saiba que até por volta dos 30 anos eu tomava apenas os seguintes tipos de cafés:

  • Solúvel, tipo Nescafé (pouco, com leite)
  • Café passado de cantina de universidade (muito, puro)
  • “Cappuccino” em pó, com açúcar, chocolate e canela (às vezes, errado)

Era tudo uma questão de referências. Nescafé era o que tinha em casa e é o que meu pai toma até hoje. O café universitário era barato e um ótimo pretexto para sentar nos bancos da UFSC e puxar conversa. E o cappuccino em pó, bem… ok, esse é injustificável.

Mas, apesar de ninguém ter pedido, você deve estar querendo saber quais são as 3 dicas do título, certo? Quer mesmo? Sabendo disso tudo agora sobre mim?

Ok, vamos a elas então.

Compre um moedor automático de café

Comecei a tomar espresso (é com S mesmo, seu ignorante) depois dos 30, por influência de um cunhado que simplesmente detestava o Nescafé do meu pai. Virou até piada interna. E eu virei fã desse tipo clássico.

Alguns anos depois, meu sogro me deu uma moka. Uma Bialetti, tão típica em casas italianas quanto macarrão, vinho de mesa e discussões aos gritos.

Inicialmente, ia até a minha cafeteria preferida em Florianópolis, selecionava um pacote com seleção própria de grãos deles e… pedia para moer. O barista respirava fundo, mas cliente é cliente. Desde a primeira vez, acho que em 2019, ele tentou me explicar que moer na hora era bem melhor para o sabor e aroma. Eu lhe dava razão, pois de fato ele tinha, e sempre prometia encomendar um moedor na semana seguinte. Era quase uma rotina.

Como eu sou uma pessoa que toma decisões rapidamente, finalmente comprei um moedor agora em 2024. O modelo é este abaixo, da Hamilton Beach:

Ele conta com 5 níveis diferentes de moagem e outros ajustes dependendo no número de xícaras (pequenas ou grandes) que serão servidas. Eu deixo sempre no mínimo ali embaixo, pois se refere a poucas doses de espresso italiano, que basicamente é um cuspe de café. Então quase meia caneca feita na moka.

Já a moagem para a Bialetti fica entre grosso e médio. É só botar a quantidade de café em grãos que você quiser e apertar o botão ali no meio. Espere a máquina parar automaticamente e vá preparar o seu café.

Imagina os caras fazendo tudo isso quando tem Nescafé pronto? Brinks. De fato, fica bem mais saboroso que comprar já moído, e o aroma dos grãos se mantém por muito tempo.

Mas melhor que ler um desclassificado como eu é ver um vídeo de um especialista. É o James Hoffmann, barista e youtuber de café (sim) inglês. E aquele carinha do gif no começo do texto. Assista abaixo e depois continue lendo o post!

Conheça a cafeteria Over Coffee Roasters

Quando me mudei para São Paulo, em 2022, fiquei positivamente surpreso com o fato de o meu prédio ter uma cafeteria no térreo. O prédio é residencial e comercial, então faz sentido. E é uma cafeteria top, premiada, etc e tal.

Então, nos primeiros tempos de vida na metrópole, acabava indo lá quando queria tomar alguma coisa melhor que o meu Nespresso diário (mais sobre isso a seguir). Ou quando queria trabalhar em um café.

Alguns meses depois, dando uma das minhas voltinhas pelo bairro, descobri a Over Coffee Roasters (foto abaixo). Inaugurada, coincidentemente, em 2022, eles fazem torrefação no local, oferecem cursos e ainda preparam comidinhas excelentes.

E cafés, é claro.

Café Over Coffee Roasters

O cappuccino deles, minha nossa… Toda vez que tomo, começo a falar italiano do nada e lamento ainda mais meu passado de misturas prontas em pó.

Tenho comprado ali os grãos que mencionei acima. O primeiro pacote, aliás, mandei moer, já sabendo que ia comprar o moedor para comparar depois. Café também é feito de experimentações, amigos.

Eles têm 2 tipos fixos de torras de grãos e mais 4 que variam de acordo com a sazonalidade. Tudo vindo de produtores de diversas parte do Brasil, com uma pegada de sustentabilidade e comércio justo. O atendimento é ótimo, também!

A cafeteria Over Coffee Roasters é muito gostosa de frequentar, mas se você não mora em São Paulo, pode pedir os cafés na lojinha virtual deles.

Eles enviam café moído, se você não for um grande conhecedor como eu.

Obtenha um Nespresso na faixa (sob certas condições)

É claro que eu não sou um grande conhecedor. Outra prova disso é que ainda tomo ao menos uma cápsula de Nespresso por dia. E das fortes, em geral.

Os grandes entusiastas de café não se entusiasmam com Nespresso. Uma dica é ver esse outro vídeo do James Hoffmann em que ele avalia todos os tipos disponíveis da marca no Reino Unido. As reações são bem divertidas.

O fato é que eu gosto, minha senhora também, por isso compramos várias caixinhas por ano desde que mudamos para São Paulo. Dezenas de caixinhas, o que corresponde a centenas de cápsulas.

Julgue-me, James Hoffmann.

Quando começamos a degustar Nespresso, fiz o cadastro no programa de fidelidade da marca e centralizamos as compras no meu CPF. Não demorou muito e eu já estava no 2º nível, de um total de 3: sou Expert! O 1º é Conoisseur e o 3º é Ambassador.

Todos os nomes são chiquérrimos, mas têm benefícios variados. A partir do 2º, você já pode passar em uma loja da Nespresso e tomar o seu cafezinho na faixa, com um acompanhante.

E pode fazer isso todos os dias, enquanto for Expert ou Ambassador. É um ótimo estímulo para se cadastrar no programa de fidelidade, ainda mais se você comprar cápsulas com regularidade.

Vou sempre na loja do Shopping Eldorado. O atendimento é excelente, independentemente de estar comprando ou apenas degustando um cafezinho.

Sinto-me como no vídeo abaixo, inclusive sou muito parecido com esse sujeito.

– Leia também:

– Compartilhe:
Receba os posts toda semana
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “3 dicas sobre café que ninguém pediu, mas vou dar mesmo assim”

  1. Avatar de Patrícia Nicolazzi Volpato

    Adorei Bruno !
    Vou mandar o link para o teu cunhado barista que “ adora “ o Nescafé do pai !
    Beijos

  2. Avatar de Geraldo Ruiz Mochon
    Geraldo Ruiz Mochon

    Exelente com. Um bom humor incomparável, já estava com saudades dos seus comentários, desde os laranjas, seja bem vinda ao mundo do bom umor.

  3. Avatar de Claudia Volpato Andrade
    Claudia Volpato Andrade

    Muito, muito, muito bom!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.