Nesta sexta-feira (21), às 10h, Ucrânia e Eslováquia se enfrentam pela UEFA Euro 2024, em Düsseldorf. O duelo é decisivo para as duas equipes, que estão em um grupo complicado que ainda tem Romênia e Bélgica.
O parágrafo acima traz informações suficientes para fazer parar tudo e ir para a frente da televisão quem, como eu, é fã do futebol de seleções. Tenho absoluta certeza que será um jogaço, mesmo sem saber o nome de um jogador sequer dessas valorosas seleções.
Nem todo mundo é como eu, porém. Felizmente, é claro. Imagina só, deusolivre. Credo. Enfim.
Como fã e espectador da UEFA Euro desde 1992, quando vi na casa da minha avó a Dinamarca de Peter Schmeichel vencer a Alemanha de Jürgen Klinsmann na final, trago algumas ideias para você explicar para a sua pessoa amada que quer ver Ucrânia x Eslováquia ao vivo.
Ou, melhor, que quer ver todos os jogos da Euro ao vivo. Em casa, aproveitando o home office, e não na Alemanha, naturalmente. Daí já seria querer demais.

A Euro só acontece durante 1 mês a cada 4 anos
O argumento da periodicidade sempre é bom. Embora você vá ficar em frente à TV por um mês inteiro, isso só vai acontecer a cada 4 anos. Colocando em perspectiva, é apenas 1 mês a cada 48!
Melhor ainda: são apenas 30 dias de dedicação ao futebol em um total de 1.460!
É claro que os dias dedicados ao seu time entram em um outro cálculo, assim como a Copa do Mundo. Aliás, a Copa também só acontece durante 1 mês a cada 4 anos, caso você não se lembre.
Vai que o Brasil não se classifica para a próxima, né, é bom já deixar o argumento pronto.
O campeonato é uma celebração da paz na Europa
O futebol espanta algumas pessoas pela violência tanto em campo quanto nas arquibancadas. Isso é especialmente verdadeiro quando hooligans ingleses estão envolvidos. E o pessoal do leste europeu também.
Falando nisso, tem Inglaterra x Eslovênia pela terceira rodada, no dia 25.
Se o querido ou querida com quem você divide a vida e a cada é da paz, comente que há 80 anos os europeus estavam literalmente se matando. A Euro, então, é uma verdadeira celebração da calmaria política no continente.
“Ah, mas a Rússia acabou de invadir a Ucrânia!” Sim, por isso foi excluída do torneio da paz. E é mais um motivo para torcer pela galera de Kiev contra a Eslováquia, no jogo épico do título deste post.
E, para garantir, não se esqueça de trocar de canal quando estourar uma briga do lado de fora do estádio entre ingleses e qualquer outra nação. Acontece.

A festa das torcidas é sensacional, você se sente lá
É verão na Europa, onde a cerveja é barata e os habitantes são bêbados sociáveis. Essa combinação gera festas incríveis das torcidas nos estádios, tanto dentro quanto em seus arredores.
Gera brigas também, mas já combinamos que não vamos falar sobre isso.
Além disso, o continente europeu é pequeno, e a Alemanha é bem central. Isso permite que torcedores de todos os países peguem um carro, um trem ou um avião com passagem barata para a Euro, ficando em algum hostel fuleiro.
Assim, os confrontos culturais bem-humorados são garantidos, como os albaneses que quebraram espaguete ao meio, para desespero de italianos.
E os torcedores albaneses que partiram espaguete no meio na frente dos italianos hahahahahahaha pic.twitter.com/0bCvFBDhAc
— ⚽ (@DoentesPFutebol) June 15, 2024
“Mas e daí, você não está lá!” Ok, mas com as televisões com som e imagem em altíssima definição de hoje em dia, basta virar uma caneca de cerveja na própria cabeça para uma experiência de imersão completa. Só não esqueça de forrar o sofá com uma toalha.
Até Turquia x Geórgia foi um jogaço, imagina os outros
A primeira rodada foi cheia de jogaços, incluindo confrontos menos cotados como Turquia x Geórgia e Romênia x Ucrânia. Imagina quando começarem os clássicos, a partir das oitavas-de-final da Euro? Não dá para perder.
Poderemos ter confrontos entre Itália, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Holanda… Aí sim, só time forte. Mas até lá, temos que ver a 1ª fase.
Como sua cara-metade não liga para a qualidade do futebol, provavelmente não dará muita bola para esse argumento. A ideia aqui é mostrar seu compromisso com a bola, uma verdadeira coerência de caráter.
Afinal, lembre-se: você quer ver Ucrânia x Eslováquia na sexta-feira.

Ao menos é a Euro, e não a Copa América
A Euro é na Europa, portanto elegantérrima. Sim, os times jogam com sangue nos dentes por séculos de rivalidade histórica e os torcedores se comportam como crianças bêbadas, mas, pôxa, mesmo assim é na Europa.
Os jogos são disputados em locais incríveis como Berlim, Munique e Frankfurt, além da cidade com o nome mais legal do mundo: Gelsenkirchen.
Então, ao menos não é a Copa América, torneio tradicional da América do Sul que em 2024 será disputado… nos Estados Unidos, em campos de futebol americano. E que, por sinal, começa quinta-feira agora, dia 20.
E os jogos serão sempre à noite, prejudicando o horário sagrado de ver séries juntinhos. O Brasil, por exemplo, estreia na segunda, dia 24, às 10 da noite, contra a gloriosa Costa Rica.
Se bem que jogos do Brasil tudo bem, né? E também tem o Messi na Argentina. Vamos ser razoáveis.
Ah, você quer ver a Copa América toda também? Que também dura um mês inteiro? Quer ver Equador x Jamaica, Peru x Canadá e Bolívia x Panamá? Vixe…
Bom, meu querido amigo ou minha querida amiga, aí é com você. Boa sorte!
– Leia também:
Deixe um comentário