O IBGE divulgou hoje um site interativo com os nomes e sobrenomes mais populares do Brasil, de acordo com o Censo de 2022. Eu não vou colocar o link agora, porque eu sei que o internauta médio tem déficit de atenção e eu perderia a sua leitura, então aguente até o final deste texto, por gentileza.
Falando em “internauta”, há quanto tempo você não lia “site interativo”, hein? Este blog respeita as tradições da rede mundial de computadores.
O fato é que o especial multimídia (ok, parei) é bem divertido. Ele permite segmentação por sexo, período de nascimento e primeira letra, além de trazer rankings gerais e por estado da federação.
Para dar um gostinho e evitar que você feche o blog e vá procurar o site do IBGE, segue abaixo a lista dos 10 nomes mais populares do Brasil:

Agora que eu já dei uma canja, continue lendo este post. Prometo análises de qualidade e extremamente relevantes sobre a situação atual dos nomes brasileiros.
Ainda tem muito mais Brunos do que Enzos
Eu não sou fã do meu nome. Ele é muito curto, apenas duas sílabas, e a sua pronúncia acaba sendo completamente apagada, já que todo mundo fala “Brunu”. É quase um murmúrio, um sussurro, um balbucio. No fim, combina com a minha personalidade discreta.
Dito isso, Bruno é um nome tradicional, de origem latina e germânica, simultaneamente. Significa marrom, moreno e com lustro. Tem grandes representantes, como o filósofo herege Giordano Bruno, o vinho Brunello de Montalcino e o ator Bruno De Luca.
Estou bem representado, mas meu nome está lentamente desaparecendo. Veja o gráfico do IBGE de Brunos brasileiros nascidos a cada década:

Eu nasci em 1982, então meus pais foram inovadores. Os anos 90 foram o auge brunífero, certamente sob influência da minha chegada ao mundo. Depois foi ladeira abaixo.
O papel do futebol na popularidade dos nomes brasileiros
Minha tese é de que não tivemos um jogador de futebol chamado Bruno para aquecer o nome no período de ouro da Seleção, entre o tetra em 1994 e o penta em 2002. Talvez agora com o flamenguista Bruno Henrique haja um renascimento. Eu aposto nisso.
A teoria do futebol é validada cientificamente. Quando você entrar no site (NÃO AGORA), confira a evolução de Romários, Neymares e, pasme, Riquelmes nos últimos anos.
É por essa teoria que acredito, também, que em breve o nome Enzo se consolidará na liderança nacional. Já são dezenas de garoto jogando nas bases de times por todo o país. Tenho absoluta certeza de que um Enzo vai liderar o Brasil na Copa de 2030.
Aliás, o Enzo médio brasileiro tem só 6 anos de idade, de acordo com o IBGE.
Veja abaixo o gráfico desse nome, que dizem ter se popularizado após o nascimento do filho de Cláudia Raia e Edson Celulari em 1997. Faz sentido:

Por enquanto, porém, Bruno é o 26º nome mais popular do Brasil, enquanto Enzo está apenas na 67ª posição. Chora, Enzo.
Acesse o site do IBGE com nomes brasileiros
Tenho certeza que você está feliz por não ter abandonado a leitura do post. Eu avisei que traria análises importantes sobre o site do IBGE com nomes brasileiros!
Conforme prometido, já vou trazer o link com o site para você procurar o seu nome, o dos seus desafetos e, por que não, dos seus futuros pets. Nomes muito populares nos anos 30 (sim, dá para ver isso também), como Francisca e Sebastião, hoje renasceram em gatas e cachorros.
Quem sabe o nome do seu pug, que ainda não nasceu, pode ser Antônio, que já foi extremamente popular, mas está em queda franca. Ou Neymar, pelo mesmo motivo.
Mas divago. Antes do link, já que você veio até aqui, que tal deixar seu email para receber os posts do blog semanalmente? É só deixar na caixinha aqui embaixo!
Deixou? Muito obrigado! Não? Tudo bem, no próximo post eu tento de novo. E deixo meus parabéns às Marias, nome mais popular do Brasil! Segue o link do IBGE, então, para você procrastinar no trabalho: Nomes do Brasil.
– Leia também:

Deixe um comentário